sábado, 28 de janeiro de 2023


 


 O compromisso do presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, Ezequiel Ferreira (PSDB) nesta quinta-feira (26) foi com os deputados estaduais eleitos para cumprir o primeiro mandato. Adjuto Dias (MDB), Taveira Júnior, Luiz Eduardo (SDD), Ivanilson Oliveira (União Brasil), Terezinha Maia (PL), Dr. Kerginaldo Jácome (PSDB), Neilton Diógenes (PL) e Divaneide Basílio (PT) foram recebidos na sala da presidência. Na pauta as peculiaridades, explicações sobre os trâmites e ritos do Poder Legislativo. 

"Dar as boas-vindas aos colegas, parabenizar pela vitória de cada um. Entendo que com a chegada dos senhores, temos muito a crescer. A Casa Legislativa recebe vocês de braços abertos. Que possamos fazer esse Parlamento ainda mais forte, independente, porém unido e respeitado", disse Ezequiel Ferreira ao abrir o encontro.

Ezequiel apresentou a equipe de primeira linha e falou dos desafios da Casa Legislativa para os próximos anos. Destacou a dedicação dos servidores, o reconhecimento dos parlamentos nacionais e os prêmios de gestão recebidos nos últimos anos. 

"Somos uma Casa reconhecida em todo o país e premiada pela gestão aqui implantada. Divido todos os avanços que a nossa Casa Legislativa recebeu, com cada um dos servidores, pessoas competentes e comprometidas com o povo do Rio Grande do Norte”, ressaltou. 

Ezequiel Ferreira salientou o fato da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte ser uma casa democrática, que respeita a individualidade, os posicionamentos e a independência de cada deputado. “Tenho certeza que os mandatos de vossas excelências corresponderão a expectativa do povo que elegeu cada um e que a união que existe nessa Casa será cada vez maior com a chegada de cada um vocês, prezando pela harmonia, parceria e interação entre nós”, disse.

Ezequiel Ferreira saudou cada um dos novos deputados. “Adjunto Dias, tem a política na veia. Tenho boas lembranças de quando seu avô Adjuto foi deputado junto com papai, Ezequiel, grandes amigos. Além do pai Álvaro Dias. Taveira Júnior, trilha o mesmo caminho de sucesso na vida pública de seu pai Taveira que tem feito uma excelente administração em Parnamirim. Ivanilson, homem que desde a primeira vez que vi, entendi que era decisivo e sabia onde queria chegar. Terezinha Maia chegou aqui com seus méritos, mas traz muito do seu marido Paulo Emídio que hoje não está entre nós, mas que sonhou com a sua chegada nesta Casa. Dr. Kerginaldo, um homem de sucesso na vida pessoal e que trata a coisa pública como deve ser. Inclusive tendo hoje na família três prefeitos. Luiz Eduardo um parceiro que já votou em mim e que ajudei como gestor de Maxaranguape. Neilton Diógenes, traz com ele a juventude para esta Casa e Divaneide Basílio essa mulher forte que irá engrandecer ainda mais a bancada feminina deste Parlamento”, frisou Ezequiel ao cumprimentar cada parlamentar.

No final do encontro os novos deputados visitaram o plenário da Casa, local onde atuarão em defesa do povo do Rio Grande do Norte. “Para nós é uma honra representar o povo do nosso Estado. Parabenizar a presidência desta Casa Legislativa pelos três prêmios de gestão recebidos nos últimos anos e dizer que vamos contribuir para que esta Casa possa continuar sendo exemplo para o Brasil”, falou o deputado Dr. Kerginaldo.

Participaram ainda da reunião o diretor administrativo e financeiro da Assembleia Legislativa, Pedro Barbosa Cascudo Rodrigues; a diretora legislativa, Tatiana Mendes Cunha; diretor Geral da Presidência, Fernando Rezende; a diretora de Comunicação Institucional, Marília Rocha e o coordenador de Suporte Legislativo, Gustavo Brito.


 Lula ao afirmar que o impeachment foi golpe abre atrito com seu vice Geraldo Alckmin 

quarta-feira, 25 de janeiro de 2023


 Recentemente, a Receita Federal instituiu que os órgãos públicos entreguem informações mais detalhadas, principalmente sobre tributos retidos na fonte, à exemplo de INSS e Imposto de Renda. O assunto foi tema de capacitação de servidores no Poder Legislativo do Rio Grande do Norte.

Pensando na importância dessa capacitação, a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte ofereceu um treinamento com duas obrigações acessórias: o EFD- Reinf e DCTFWeb para órgãos públicos e pelo E-Social que abrangeram informações do Imposto de Renda e INSS a partir da folha.

O evento, com duração de 12h, aconteceu na Escola da Casa Legislativa Potiguar, nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, com direcionamento e elaboração à nossa realidade sobre retenções previdenciárias e atualizações tributárias.

A matéria tributária que envolve as retenções na fonte, a exemplo do que acontece na iniciativa privada, é algo impacta vários setores que lidam com os processos de contratação e pagamento, desde o momento anterior à licitação, que já há tem reflexos na legislação tributária nesses processos. O entendimento de especialistas é que o quanto antes a legislação tributária for analisada, mais o órgão vai ganhar no que diz respeito à eficiência do cumprimento dessa legislação.

Para o advogado, contabilista e consultor tributário de empresas e órgãos públicos Alexandre Marques, o curso mostra conexão do dia a dia do servidor que lida com contratação e pagamento às pessoas físicas e jurídicas, que têm a obrigação de calcular e descontar, principalmente, o INSS e o IR na fonte. O aperfeiçoamento sobre a mudança que a receita federal está instituindo exigindo precisa do detalhamento para que essas retenções sejam informadas de maneira detalhada na EFD- Reinf e DCTFWeb, principalmente.

“A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, como órgãos públicos de uma maneira geral, que são grandes contratantes de terceiros, contratam muitas empresas, pessoas físicas para prestarem serviços acabam tendo um volume grande de obrigações tributárias respeitantes à essas retenções na fonte a cumprir e isso acaba redundando na necessidade de apresentar essas declarações e colocando a ALRN numa situação que se assemelha hoje a de muitas empresas privadas e essa é uma realidade. É um panorama que temos assistido no Brasil inteiro”, acrescenta o palestrante.

Ainda, de acordo com o especialista, o curso sobre a matéria traz uma realidade relativamente nova de o órgão público, que é lidar com legislação tributária, com entrega de declarações nesse nível que hoje se exige e EFD- Reinf e DCTFWeb. Elas são mais duas dentre várias obrigações acessórias que os órgãos públicos também têm que cumprir, tal como fossem uma empresa privada.

“Classifico como uma grande a importância tanto para a ALRN quanto para os servidores envolvidos, àqueles ligados diretamente em áreas afins como financeiro, fiscal tributária, à exemplo do CEFO, pessoal da folha de pagamento, da ouvidoria, controladoria, todos aqui presentes. A participação de todos em busca desse conhecimento e esclarecimentos gerais quanto ao curso oferecido em questão é extremamente importante”, finaliza Marques.

Para o Chefe de Divisão do E-Social da Cogep, Zailton Tavares, “essas orientações fazem parte do módulo E-Social que é uma mudança de processos, quebras de paradigmas e isso a gente tem que se atualizar constantemente porque estaremos cumprindo a legislação vigente quanto às prestações das informações que os sistemas requerem, os sistemas do governo federal, então é uma importância assim imensurável”, explica Tavares.

A Casa Legislativa está se adequando ao Sistema Federal, com todos os arquivos obrigatórios de folha de pagamento, área de pessoal e financeiro que devem ser encaminhados aos órgãos Federais pelo E-Social.


 


 Paulinho Freire sai da presidência da câmara municipal de natal e Eriko jacome assume.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2023


 Desde o início desta semana, a Assembleia Legislativa do RN (ALRN) está expandindo suas conhecidas – e premiadas – ferramentas de criação própria para mais um Parlamento do País. Na ocasião, os sistemas “e-Legis” (Processo Legislativo Eletrônico) e “Legis Plenário”, ambos vencedores das duas últimas edições do Prêmio Unale, estão sendo implementados na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC), através de visita técnica de membros do setor de Gestão Tecnológica da ALRN.

“Nós estamos aqui na Assembleia de Santa Catarina realizando a última fase da implantação dos dois sistemas. Com isso, a partir de 1º de fevereiro, o Legislativo catarinense irá iniciar sua nova Legislatura já utilizando todo o projeto que desenvolvemos na ALRN para a gestão moderna das sessões. E isso é motivo de satisfação e orgulho imenso para nós”, explicou o Coordenador de Gestão de Projetos e Desenvolvimento de Sistemas, Stefano Rozemberg F. da Silva.

O coordenador acrescentou que a transferência de conhecimento e capacitação está sendo feita tanto para os técnicos da área de Tecnologia quanto para representantes da Diretoria Legislativa, da Coordenadoria das Comissões, da equipe do Plenário e ainda do grupo de trabalho responsável por repassar o treinamento para os parlamentares e assessores de gabinete.

Segundo o Diretor de Gestão Tecnológica da ALRN, Mário Sérgio Gurgel, esta é uma parceria que tem dado extremamente certo, já que também está sendo implementada, no projeto original, uma série de funcionalidades existentes na ALESC, a fim de melhorar o processo eletrônico do Legislativo Potiguar. 

“Hoje o presidente do Parlamento catarinense, deputado Moacir Sopelsa, veio nos visitar e fez grandes elogios a toda nossa Casa, agradecendo pela disponibilização das ferramentas, que vão modernizar bastante seu Poder Legislativo. É um prazer enorme para todos nós estarmos participando deste projeto, e eu quero externar nosso reconhecimento ao presidente Ezequiel, Dr. Augusto Viveiros, Dra. Tatiana Cunha (diretora Legislativa), Mesa e demais diretores pelo apoio incondicional nesta caminhada”, frisou Mário Sérgio.

Equipe ALRN

Mário Sérgio de Oliveira Gurgel (Diretor de Gestão Tecnológica)
Stefano Rozemberg F. da Silva (Coordenador de Gestão de Projetos e Desenvolvimento de Sistemas)
Jorge Henrique Luciano de Azevedo (Analista)
Zenon Sabino de Oliveira (Desenvolvedor)
Hamurabi de Medeiros Araújo (Desenvolvedor)


 


 Ferrari bate em alta velocidade e o motor vai parar 100 metros depois do carro. O Fato aconteceu no interior de SP 

quinta-feira, 19 de janeiro de 2023


 O presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB), se reuniu nesta quinta-feira (19) com novos diretores do Banco do Brasil para a região Nordeste. O encontro teve como objetivo, além da apresentação da equipe da instituição financeira, debater futuras parcerias entre os dois órgãos.

"O Banco do Brasil tem sido um parceiro importante para a Assembleia Legislativa e, por tudo o que representa para a sociedade brasileira, temos a expectativa de buscarmos outras formas de colaborar com a população. Desejamos boa sorte aos novos diretores da instituição na certeza de que teremos ainda muito trabalho em conjunto pela frente, sempre a favor do povo potiguar", disse Ezequiel.

No encontro, o presidente do Legislativo fez uma curta apresentação de alguns dos projetos realizados pela Casa durante a sua gestão. Destaque para a conquista do Prêmio Unale como melhor gestão do país em três anos seguidos. Além disso, a ALRN firmou parcerias importantes com as Assembleias de São Paulo e Santa Catarina, além de Câmaras Municipais, onde forneceu tecnologias criadas por servidores da Casa. Ezequiel também fez questão de enfatizar a importância das Salas do Empreendedor, instaladas em diversos municípios potiguares em parceria com o Sebrae-RN. 

Novo superintendente comercial para o setor público da região Nordeste do Banco do Brasil, Marcelo Botelho ressaltou a meta da instituição em continuar oferecendo o melhor atendimento para a sociedade. "A parceria com a Assembleia Legislativa do RN já existe há muito tempo e nós temos a preocupação de sempre buscar melhorar nosso relacionamento", disse Botelho.

Também participaram da reunião o gerente-geral para o setor público do Banco do Brasil, Max Wendell Rebouças; o gerente de negócios do escritório setor público da instituição, Luciano Morais Alves; e o gerente de relacionamento Governo, Nilton dos Santos. Pela Assembleia, estiveram ainda no encontro o diretor-geral da Casa, Augusto Viveiros, e o diretor-geral da Presidência, Fernando Rezende.


 


Justiça bloqueia 100 mil reais do Diretor do Lais RICARDO VALENTIM  , suspeito de corrupção.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2023

A nova onda de casos da Covid-19 no Brasil pautou o pronunciamento da deputada Isolda Dantas (PT), nesta terça-feira (29), na Assembleia Legislativa. A parlamentar chamou a atenção da sociedade para a importância da vacinação como forma de prevenção e combate à doença.

“Todos nós vivemos recentemente uma pandemia com situações desesperadoras e perdas irreparáveis. Enfrentamos ao mesmo tempo, além do coronavírus, o negacionismo e a negligência da presidência do País, que se colocou contrária às vacinas e à ciência”, disse Isolda.

Na ocasião, a deputada fez um apelo “aos que negam a vacina para que não propaguem essa ideia. Foram tempos difíceis que jamais queremos voltar a viver”, complementou Isolda, alertando ainda para que a população procure a vacinação nos postos de saúde. “Vamos nos cuidar para não revivermos o que passamos com essa doença que mudou as nossas vidas”, concluiu.

 


 


 Morre filha do ex-prefeito de são Luiz  Camila Travassos .segundo informações ela se jogou de um prédio 

segunda-feira, 16 de janeiro de 2023

Coronel Azevedo (PL) usou o horário destinado aos oradores na sessão plenária da Assembleia do RN, nesta terça-feira (20), para registrar a cerimônia de diplomação dos deputados estaduais eleitos no último processo eleitoral. Todos os 24 parlamentares que obtiveram êxito nas eleições receberam os diplomas para compor a Assembleia Legislativa do Estado nos próximos quatro anos.

“Quero agradecer aos potiguares que renovaram nosso mandato e acreditaram no nosso trabalho. Vamos seguir os princípios que nortearam nossa atuação parlamentar: Deus, Pátria, família e liberdade”, manifestou-se.

O parlamentar ainda registrou voto de profundo pesar pela morte do policial militar Cabo J Barbosa. “Deus já o recebeu e o incorporou à tropa de Cristo”, disse. Por fim, mandou mensagem aos apoiadores que “estão se manifestando democraticamente e exercendo direito de cidadania. Contem sempre com o mandato do Coronel Azevedo”, finalizou.

 


 




 


 Ministra do turismo do governo lula gastou 1 milhão em GRÁFICA FANTASMA 

sexta-feira, 13 de janeiro de 2023


 A Comissão de Administração, Serviços Públicos, Trabalho e Segurança Pública (CASPTSP) realizou na manhã desta quarta-feira (7) a última reunião ordinária de 2022, aprovando quatro matérias, também zerando a pauta. Uma das matérias aprovadas, com emendas encartadas na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), foi o Projeto de Lei de iniciativa do deputado Gustavo Carvalho (PSDB) que garante à mulher o direito à presença de acompanhante durante a realização de qualquer consulta e exame, inclusive os ginecológicos, nos estabelecimentos públicos e privados de saúde, do Estado. 

O autor da propositura registrou que não são incomuns os casos de mulheres abusadas sexualmente em estabelecimentos de saúde. Em abril deste ano, o médico ginecologista Nicodemos Júnior Estanislau Morais foi condenado a 35 anos de prisão por estuprar 39 mulheres e violar sexualmente outras 3, durante consultas. Em 2010, o médico Roger Abdelmassih, foi condenado a 278 anos de prisão por estupro e atentado ao pudor contra mais de 70 mulheres, entre os anos 1990 e 2000.

”Recentemente, o médico anestesiologista Giovanni Quintela Bezerra foi preso em flagrante por estupro de uma grávida em trabalho de parto dentro do hospital. O médico foi filmado por um grupo de funcionários da unidade hospitalar enquanto abusava de uma paciente dopada que passava por uma cesárea, após notarem atitudes e procedimentos do anestesista fora do padrão. Esses casos famosos, infelizmente não são isolados, mas são pouco conhecidos por causa do medo e da vergonha que muitas mulheres sentem para denunciar, fato de que apenas 10% dos estupros são registrados no Brasil. O medo, palavra que cerca o cotidiano das mulheres, cada vez mais tem atingido esferas básicas da vida, como o direito à saúde”, foi a justificativa do deputado Gustavo à sua iniciativa. 

As outras matérias aprovadas foram de iniciativa dos deputados Kleber Rodrigues (PSDB), Gustavo Carvalho e do Governo do Estado.  A reunião presidida pela deputada Cristiane Dantas contou com a participação dos deputados Souza(PSB) e Getúlio Rêgo.


 


 Senador Marcos do Val acusa ministro Flávio Dino de saber das manifestações e se omitir 

quinta-feira, 12 de janeiro de 2023

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte empossou, na manhã deste domingo (1º), a governadora reeleita Fátima Bezerra (PT) e o vice-governador Walter Alves (MDB), que exercerão mandatos até o dia 31 de dezembro de 2026. A solenidade foi comandada pelo presidente do Poder Legislativo, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB), e contou com a presença de deputados estaduais e diversas lideranças políticas do estado, além de representantes da sociedade civil organizada e familiares dos empossados.

A Constituição do Rio Grande do Norte prevê, em seu artigo 58, que a posse para os cargos de governador e vice-governador ocorra em sessão especial perante a Assembleia Legislativa, quando os eleitos e diplomados prestam o compromisso de manter, defender e cumprir as Constituições da República e do Estado, observar as leis, promover o bem geral do povo e exercer o cargo com lealdade e honra. Convidados pelo presidente Ezequiel Ferreira, Fátima Bezerra e Walter Alves fizeram a leitura do compromisso. "Com os poderes a mim outorgados, declaro empossados nos cargos de governadora e vice-governador a excelentíssima senhora Maria de Fátima Bezerra e o excelentíssimo senhor Walter Pereira Alves, respectivamente", disse Ezequiel.

O primeiro secretário da Assembleia Legislativa, deputado Kleber Rodrigues (PSDB), então, fez a leitura dos termos de compromisso e posse de Fátima Bezerra e de Walter Alves, que foram assinados por ele, pelo presidente Ezequiel Ferreira, e pelo segundo secretário, deputado Francisco do PT, além dos empossados. Após a posse formal, Ezequiel Ferreira fez a entrega da bandeira do estado do Rio Grande do Norte a Fátima Bezerra e Walter Alves.

Em seu discurso, Fátima Bezerra relembrou sua trajetória como governadora e sobre o quadro que, neste momento, ela considera diferente do que foi recebido por ela em 2019, quando assumiu seu primeiro mandato. A gestora garantiu compromisso com o equilíbrio fiscal, ampliar a capacidade de investimento em políticas sociais, recursos hídricos e estradas, com projeto para duplicação da BR-304, assim como investir nas áreas de Saúde e Segurança Pública. Também anunciou que vai dar status de secretaria para a área de Cultura, a criação de institutos estaduais de Educação e investir na área de energias renováveis, especialmente a eólica.

"Graças a democracia e a soberania popular estamos aqui, nesta Casa Legislativa, vocês na condição de parlamentares e eu na condição de governadora reeleita já no 1º turno com uma votação tão expressiva. Tomar posse no plenário da Assembleia Legislativa neste momento histórico do país tem o significado do respeito ao direito do povo de escolher seus representantes", disse Fátima. "É preciso seguir zelando pela democracia cientes de que o contrário dela é o horror, o arbítrio e a barbárie. Celebro, junto a vocês, a escolha que o povo fez nas urnas e vou governar para todos os potiguares, independente de divergências políticas e livre de ódio ou ressentimentos. Não farei aquilo de que fomos vítimas no primeiro mandato: tratar adversário como inimigo", garantiu.

Ainda em seu discurso, Fátima relembrou os problemas enfrentados durante a gestão, especialmente com a pandemia da Covid-19. Ela, porém, acredita que os próximos anos serão melhores para o Rio Grande do Norte devido à eleição de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à Presidência da República, o que a governadora acredita que beneficiará o estado.

"Meu compromisso de governar para todos sem jamais esquecer dos que mais precisam é renovado junto do nosso mandato. Coragem, disposição, seriedade, responsabilidade e compromisso são as nossas armas para enfrentar as dificuldades. Queremos fazer um governo transformador e o faremos por meio do diálogo e do trabalho incessantes. Quero finalizar falando mais uma vez da minha gratidão por tamanha generosidade. Sei que elevadas expectativas se colocam sobre nosso segundo mandato como governadora, elas também são minhas. Não faço diferença entre aquilo que o povo deseja e espera daquilo que eu mesma almejo enquanto professora e cidadã, investida do cargo de governadora. Darei o meu melhor para honrar a confiança do povo e para contribuir, a partir do nosso Estado, com o país de forma mais ampla", disse, emocionada, a governadora Fátima Bezerra.

O presidente Ezequiel Ferreira enalteceu a trajetória da governadora e desejou sucesso no próximo mandato de Fátima Bezerra no comando do Executivo do Rio Grande do Norte.

"Desejo que esse novo governo, abençoado pela grande votação, no reconhecimento do seu espírito político, vocação e competência, seja, se Deus quiser, um mandato que atinja o ponto de transformação que vossa excelência deseja. Essa Casa, que é para ser plural, que tem oposição e Governo, se une na hora em que o interesse maior é o povo do Rio Grande do Norte. As discussões sadias têm um desejo só: ver a vida do povo que mais precisa melhorar. Receba do seu amigo, os mais sinceros votos de congratulação, admiração e respeito, e certeza de que alguém que vem de onde a senhora veio, com sua raiz, tem um papel fundamental na melhoria de vida do cidadão do Rio Grande do Norte. Receba também meu abraço, em nome dos funcionários desta Casa e dos demais deputados", disse o presidente do Legislativo.

Na solenidade, compuseram a mesa das autoridades o presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, desembargador Vivaldo Pinheiro; o prefeito de Natal, Álvaro Dias (Republicanos); a procuradora-geral de Justiça, Elaine Cardoso; o conselheiro Tarcísio Costa, representando Gilberto Jales, presidente do Tribunal de Contas do Estado; o desembargador Expedito Ferreira, representando o Tribunal Regional Eleitoral; a presidente do Tribunal Regional do Trabalho, desembargadora Maria do Perpétuo Wanderley de Castro; o juiz federal Adriano Soares, representante a Justiça Federal; o vice-almirante André Morais Ferreira, representando o 3º Distrito Naval; o tenente-coronel José Aguiar de Souza, comandante da Ala 10 da Aeronáutica; além do Arcebisbo Metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha.

 


 


 Influencer Karynne Paiva portadora de uma doença rara comemora a chegada do seu 4 filho 

terça-feira, 10 de janeiro de 2023






 

A Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Administração (Anpad) divulgou o cronograma anual para o processo seletivo em 2023. O colegiado do curso entende que a situação de excepcionalidade da pandemia da Covid-19 já se encerrou, o que leva o programa à retomada de todas as suas atividades do processo de seleção em um formato mais aderente ao que era antes do início da pandemia.

Serão ofertadas 4 edições: fevereiro, junho, setembro e novembro e, que podem ser realizados de forma online. A opção se dará por uma versão voltada aos mestrados profissionais - orientação profissional.

Abaixo segue o cronograma da edição de fevereiro:

  • Inscrições: 17/01/2023 a 14/02/2023
  • Pedido de isenção da taxa de inscrição
  • Solicitação:17/01/2023 a 27/01/2023
  • Divulgação do resultado: 07/02/2023
  • Realização do Teste: 05/03/2023
  • Divulgação do gabarito: 07/03/2023 – a partir das 14h
  • Prazo para envio de questionamentos contra o gabarito: 08/03/2023
  • Divulgação dos resultados: até 10/04/2023

Já as edições posteriores acontecem:

Junho: data de realização: 18/06/2023

Setembro: data de realização: 24/09/2023

Novembro: data de realização: 26/11/2023

Sobre o teste Anpad

O teste Anpad é um teste de proficiência aplicado em âmbito nacional desde 1987 pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração. Atualmente, ele é utilizado por mais de 220 cursos de Pós-Graduação em Administração e Ciências Contábeis em seus processos seletivos.

Se você tem interesse em participar de processos seletivos dos cursos de mestrado e doutorado que solicitam a pontuação do teste Anpad precisa entrar em contato com a secretaria desses cursos para obter informações sobre como se candidatar.

Os resultados são válidos por até 2 anos. Contudo, cada instituição tem autonomia para definir, dentro desse prazo, os resultados da edição que deseja utilizar.

Mais informações em: https://testeanpad.org.br/



segunda-feira, 9 de janeiro de 2023


 Na ocasião da solenidade de posse da governadora Fátima Bezerra (PT) para o seu segundo mandato, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB), destacou a parceria entre os poderes e a expectativa de realizações pelo Rio Grande do Norte. A posse da governadora e do vice Walter Alves (MDB) aconteceu na manhã deste domingo (1), na sede do Legislativo. 

“Temos as melhores expectativas de que 2023 seja um ano de realizações, diante do que a governadora deseja, em fazer o Rio Grande do Norte avançar e, acima de tudo, do governo estadual manter a parceria com o governo federal, todo mundo sabe do alinhamento entre a governadora e o presidente eleito que toma posse hoje”, disse Ezequiel.

O parlamentar parabenizou a governadora, reeleita já no primeiro turno e falou sobre a harmonia das relações entre os poderes. “A importância da independência dos poderes e a harmonia também é fundamental entre eles e desejo que esse novo governo seja abençoado pela grande votação que teve, num reconhecimento do seu espírito político, vocação, competência e capacidade, e que seja um mandato que atinja o ponto de transformação que a governadora deseja”, pontuou.

Ezequiel afirmou que o Legislativo do RN é uma casa plural, que tem oposição e tem governo que se unem na hora em que o interesse maior é a população que mais precisa do Estado. “Os embates e discussões sadias que são feitas nesta Casa têm um objetivo só, de ver melhorar a vida de quem mais precisa. Receba desta Casa, dos deputados e servidores os mais sinceros votos de congratulação, admiração e respeito, mais ainda de certeza de que alguém que vem de onde a senhora veio e que chegou aonde está, é porque tem um papel fundamental na melhoria de vida do cidadão Norte-rio-grandense”, declarou.

O presidente do Legislativo do RN também destacou a satisfação pela Casa ter sido premiada, recentemente, com mais um prêmio de gestão da União Nacional dos Legislativos e Legisladores Estaduais (Unale), o terceiro consecutivo.


 


 


 

sábado, 7 de janeiro de 2023


 


Em solenidade realizada na noite de sexta-feira (16), o Comitê de Imprensa da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte fez a entrega da placa de Parlamentar da Legislatura, ao deputado Getúlio Rêgo (PSDB) e de Parlamentar do Ano a deputada Isolda Dantas (PT), escolhidos pelos jornalistas integrantes que fazem a cobertura das atividades do Legislativo Potiguar.

A cada ano, os jornalistas credenciados participam do pleito, escolhem entre os 24 deputados o Parlamentar do Ano e ao final do quarto anos escolhem também o Parlamentar da Legislatura como ocorreu este ano. Os trabalhos foram abertos pelo jornalista Oliveira Wanderley, presidente do Comitê de Imprensa, que agradeceu a presença das autoridades, dos convidados e dos jornalistas credenciados no Comitê de Imprensa.

“Esse é um momento tradicional no final de ano. Um evento de confraternização e de congraçamento com a imprensa, que se repete desde 1981. O deste ano, em um final de ciclo se reveste de uma importância maior, fruto da gestão do deputado Ezequiel Ferreira (PSDB) e sua equipe qualificada com ações importantes e fundamentais, que transformaram a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte numa Casa respeitada em todo o País.  Esta noite estamos entregando as placas de Parlamentar da Legislatura e de Parlamentar do ano a Getúlio Rêgo e Isolda Dantas, escolhas justas pelo trabalho que desenvolveram nesta Casa”, disse Oliveira. 

Ao receber a sua honraria, entregue pelo presidente da ALRN, Ezequiel Ferreira, e da governadora Fátima Bezerra (PT), a deputada Isolda, disse que se sentia muito feliz com a escolha. “No fim do meu primeiro mandato me honra muito já ter sido escolhida pelos jornalistas credenciados como a Parlamentar do Ano. Aqui recebi muitos ensinamentos durante esses quatros anos. Uma casa que tem um presidente de grande envergadura, o deputado Ezequiel, que tem respeito com todos.  Também Aprendi muto com Getúlio que tenho a honra de dividir com ele este momento. Esse prêmio não é só meu”, destacou a deputada Isolda. 

O deputado Getúlio Rêgo também destacou a nova fase da Assembleia Legislativa que vem sendo conduzida pelo presidente Ezequiel e sua equipe e manifestou a alegria por ter sido escolhido Parlamentar da Legislatura. “Recebo a placa com o sentimento de dever cumprido. Vou voltar para onde iniciei a minha caminhada. Não tenho nem uma mágoa, nem ressentimento com o resultado eleitoral. Quero destacar aqui o desempenho da equipe que dirige a Assembleia que com grande competência fez uma mudança na Casa Legislativa”, frisou o Parlamentar da Legislatura. 

Ao saudar os homenageados, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira destacou a correção e lealdade dos colegas de Parlamento. “São dois parlamentares que agem com correção e lealdade, sem agredirem ninguém, cada um defendendo a sua bandeira. Divergir não é brigar. A democracia tem que viver dentro desses partidos. Os dois homenageados foram muito bem escolhidos pelos jornalistas que cobrem as atividades desta Casa, que hoje é respeitada em todo o País, que está exportando a sua tecnologia da informação para Assembleias de outros Estados e para Câmaras Municipais”, destacou Ezequiel. 

Por sua vez, a Governadora Fátima Bezerra destacou a solenidade como um momento de confraternização que coroa a escolha do Parlamentar do Ano e Parlamentar da Legislatura. “É um momento precioso. Já fui agraciada com a escolha de Parlamentar do Ano e Parlamentar da Legislatura. Já tive debate com o deputado Getúlio, mas sem nenhum desrespeito. Sempre respeitando, mesmo com posições diferentes que é o normal da democracia. A escolha dele e da deputada Isolda como homenageados desta noite retrata muito bem o sentimento de democracia. Esse é o sentimento e estamos com esperança e confiança que vamos trabalhar mais pelo Rio Grande do Norte”, finalizou a governadora. 

Na ocasião, também estiveram presentes os deputados Dr. Bernardo (PSDB), Francisco do PT, Kleber Rodrigues (PSDB), Albert Dickson (PSDB), Tomba Farias (PSDB), Gustavo Carvalho (PSDB), Hermano Morais (PV) e Jacó Jácome (PSD), além dos deputados eleitos para o primeiro mandato Luiz Eduardo (SDD), Neilton Diogenes (PL) e Taveira Júnior (União).