quinta-feira, 30 de maio de 2024


 

 

Nova estação de tratamento de esgoto de São Gonçalo inicia pré-operação no segundo semestre de 2024

Nova estação de tratamento de esgoto de São Gonçalo inicia pré-operação no segundo semestre de 2024

Quando finalizada, a obra será responsável por dobrar a cobertura de coleta e tratamento de esgoto do município. A partir do segundo semestre de 2

Quando finalizada, a obra será responsável por dobrar a cobertura de coleta e tratamento de esgoto do município.

A partir do segundo semestre de 2024, São Gonçalo do Amarante contará com uma nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), que irá duplicar a cobertura de coleta de esgoto do município, elevando-a para cerca de 50%. A primeira fase da obra está prevista para ser finalizada em julho deste ano, quando terá início a pré-operação da ETE. Este projeto é parte integrante do Programa de Ações Estruturantes (PAES) de São Gonçalo.

Localizada no bairro de Santo Antônio do Potengi, a ETE é uma grande estrutura projetada para tratar a água com resíduos, possibilitando seu reuso no processo produtivo ou sua devolução ao meio ambiente sem causar poluição ou contaminação. A estação abrangerá mais de 70 quilômetros de redes de esgoto implantadas em diversos bairros, incluindo Golandim, Amarante, Novo Amarante, Uruaçu, Pajuçara, Coqueiros e Jacaraú. “O esgoto do Ruy Pereira também será destinado à nova estação, beneficiando diretamente mais de 1200 famílias do residencial e garantindo a entrega dos 600 apartamentos fechados há 8 anos. Isso não é mágica, é gestão”, aponta o prefeito do município, Eraldo Paiva.

O tratamento principal dos esgotos se dará através de um Reator Anaeróbio de Fluxo Ascendente, seguido por um Filtro Biológico Aerado e Anóxico. Para o pós-tratamento e remoção de fósforo, serão adotados um Floculador Eletromecânico e um Decantador Secundário, além da desinfecção por Cloração. A vazão média considerada para o dimensionamento da ETE será de 96,42 L/s (347,11 m³/h).

“A nova ETE de Santo Antônio terá um tratamento altamente moderno e eficiente, garantindo teores mínimos de sólidos, matéria orgânica e nutrientes no efluente tratado, tornando-o apto para reuso conforme as legislações ambientais atuais”, destacou Gilmar Benevides, engenheiro ambiental do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de São Gonçalo do Amarante (SAAE/SGA).

Com a conclusão da obra, o município verá um significativo aumento no percentual de cobertura da coleta e tratamento de esgotos, que saltará de 23% para 45%, aproximando São Gonçalo da meta proposta pelo novo marco do saneamento. “Isso representa uma melhoria nas condições de saúde da população, com a redução da incidência de doenças patogênicas e de veiculação hídrica, além da conservação dos recursos hídricos e melhoria da qualidade da água superficial e do lençol freático. É mais qualidade de vida e desenvolvimento sustentável para o município”, afirmou Maria Camila Lima, subsecretária de obras de São Gonçalo do Amarante.

A ETE de Santo Antônio representa um grande avanço para o município, compondo o sistema de coleta e tratamento de resíduos que, até então, contava com apenas uma estação em operação. Após sua conclusão, espera-se que três lagoas de captação no município sejam desativadas, marcando um passo significativo para a infraestrutura de saneamento de São Gonçalo do Amarante.

terça-feira, 28 de maio de 2024


 

 

Prefeitura de São Gonçalo dá início a construção de 3º Arena Fut7

Prefeitura de São Gonçalo dá início a construção de 3º Arena Fut7

Prefeito Eraldo assinou a Ordem de Serviço da Arena de Barreiros nesta segunda (27) A Prefeitura de São Gonçalo do Amarante está investindo na con


Prefeito Eraldo assinou a Ordem de Serviço da Arena de Barreiros nesta segunda (27)

A Prefeitura de São Gonçalo do Amarante está investindo na construção de Arenas Fut7, equipamento utilizado no futebol society, disputado em grama sintética. Uma modalidade em franco desenvolvimento no Brasil. Serão pelo menos cinco campos à disposição da população são-gonçalense, construídos pela gestão do prefeito Eraldo Paiva.

A primeira das Arenas Fut7 está sendo erguida no bairro do Golandim. Os trabalhos já foram iniciados no local. A segunda das cinco arenas será construída na Rua das Petúnias, no Bairro Jardins. A terceira, que será erguida na comunidade de Barreiros, teve sua ordem de serviço foi assinada pelo Prefeito Eraldo Paiva na tarde desta segunda-feira (27). Pelo menos outras duas arenas estão previstas, contemplando outros bairros da cidade.

“Nós investimos bastante no estímulo à prática esportiva. Reformamos praças, quadras e ginásios por toda a cidade. Agora estamos construindo Arenas Fut7, que é uma modalidade muito praticada hoje em dia, mas que as pessoas pagam para poder jogar em campos alugados. O pessoal se junta e desembolsa, às vezes, R$ 100 ou mais por hora que utilizar o local. Agora teremos arenas públicas, para os desportistas da nossa cidade poderem jogar sem pagar nada”, comemora o prefeito Eraldo Paiva.

A construção das Arenas Fut7 foi viabilizada graças a recursos disponibilizados por emenda do então senador Jean Paul Prates.

domingo, 26 de maio de 2024




 

 

Prefeitura de SGA promove ações de conscientização contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

Prefeitura de SGA promove ações de conscientização contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

A Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Amarante, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania – SEMTASC, lança uma campanha d

A Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Amarante, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania – SEMTASC, lança uma campanha de conscientização contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. A campanha será realizada até 31 de maio de 2024, com diversas atividades de mobilização, sensibilização nas praças do município, ações socioeducativas e rodas de conversa na sala de espera do Cadastro Único, blitz e caminhadas. A ação é realizada pelas equipes de referência dos serviços socioassistenciais, onde o tema será trabalhado nos grupos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV, através dos Centros de Referência de Assistência Social – CRAS e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS, em referência ao mês de mobilização pelo enfrentamento ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.

O “Maio Laranja” é uma campanha desenvolvida em âmbito federal, estadual e municipal, foi criada em alusão ao fato que ocorreu em 18 de maio de 1973, quando uma menina de oito anos de idade, chamada Araceli, foi sequestrada, drogada, violentada sexualmente e assassinada, em Vitória (ES). No ano de 1991, os três réus acusados de matar a menina foram absolvidos e o crime permanece impune até hoje. Por isso, 18 de Maio, foi instituído em todo o território brasileiro como “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, pela Lei Nº 9.970, de 17 de maio de 2000.

“Queremos sensibilizar a população do município sobre o tema, para ampliar a proteção social de nossas crianças e adolescentes. Além disso, as ações programadas objetivam fortalecer a articulação e integração entre os componentes da Rede Socioassistencial, Sistema de Justiça e de Garantia de Direito e demais políticas públicas, acerca dos desafios, avanços e possibilidades relativas ao enfrentamento ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes”, explica a Secretária Municipal do Trabalho, Assistência Social e Cidadania, Heide Bezerra.

O abuso sexual pode se expressar de diversas maneiras, envolvendo ou não contato físico, e pode acontecer dentro (intrafamiliar) e fora (extrafamiliar) do núcleo familiar. Em âmbito municipal as ações preventivas são realizadas anualmente por meio dos serviços socioassistenciais, que desenvolvem um papel fundamental nesse contexto, especialmente o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) ofertado por meio de Centros de Referência de Assistência Social – CRAS, que são a porta de entrada do trabalho social com famílias na assistência social.
São Gonçalo do Amarante dispõe de 3 (três) CRAS, 1 CREAS, e 7 (sete) unidades do SCFV, equipamentos essenciais para oferta de proteção social de crianças e adolescentes. As 7 (sete) unidades do SCFV, estão distribuídas nas seguintes localidades: Padre João Maria, Santo Antonio, Coqueiros, Guajiru, Serrinha, Golandim e Humaitá. No período de Janeiro de 2022 até abril de 2024, foram atendidos pelo SCFV, uma média de 2.000 mil crianças e adolescentes.

O Serviço é ofertado a crianças e adolescentes promovendo a orientação social que oportuniza a participação cidadã, manifestação artística, cultural, esportiva e de lazer. No contexto da Campanha do “Maio Laranja”, a SEMTASC realizará várias ações socioeducativas e informativas visando ampliar a divulgação dos canais de denúncia e as medidas de proteção social para nossas crianças e adolescentes.

terça-feira, 21 de maio de 2024


 

 

SÃO GONÇALO TEM “DIA D” DE VACINAÇÃO CONTRA GRIPE E FEBRE AMARELA NO PRÓXIMO SÁBADO

SÃO GONÇALO TEM “DIA D” DE VACINAÇÃO CONTRA GRIPE E FEBRE AMARELA NO PRÓXIMO SÁBADO

O setor de Imunização da secretaria municipal de Saúde prepara logística para mais um “Dia D” de vacinação contra Gripe e Febre Amarela. No próximo s

O setor de Imunização da secretaria municipal de Saúde prepara logística para mais um “Dia D” de vacinação contra Gripe e Febre Amarela. No próximo sábado (18), a população são-gonçalense pode procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS)mais próxima de moradia, no horário das 8h às 13h e receber as doses de vacina contra a gripe e febre amarela.

Todas as UBS’s do município vão estar de portas abertas e com as equipes de vacinação de plantão para imunização da população, da zona rural à zona urbana.

QUEM PODE SE VACINAR CONTRA A GRIPE?
Todas as pessoas a partir de 6 meses de idade.

E QUEM DEVE RECEBER A VACINA CONTRA FEBRE AMARELA?
A vacina vai ser aplicada a toda população a partir dos 9 meses até 59 anos de idade.

A secretária de Saúde do município recomenda a proteção através das doses dos imunizantes e lembra: “Estamos trabalhando para que as pessoas tenham cada vez mais acesso à Saúde no nosso município. Por isso, é necessário que a população faça a parte dela e não deixe de se vacinar. A vacina protege vidas e o SUS garante isso.”

Sobre o “Dia D”, o prefeito Eraldo Paiva destacou: “Convoco toda população que procure a unidade de saúde para receber as doses de vacina contra a gripe e febre amarela neste sábado, nossas equipes vão trabalhar nesse dia extra para garantir mais Saúde ao nosso povo. Faça sua parte, fique protegido e proteja sua família!”

No município, as doses com os imunizantes da gripe, febre amarela e demais ofertadas pelo Sistema Único de Saúde, o SUS, estão disponíveis de segunda a sexta-feira no horário geral das 8h às 16h para as unidades da zona urbana. Nas unidades de saúde da zona Rural o horário geral de atendimento inicia às 8h e segue até às 13h. Fique atento ao horário de funcionamento da sua unidade, em algumas o horário da sexta-feira é reduzido para até meio-dia.

Saiba onde se vacinar em São Gonçalo e tenha mais informações presencialmente:

AMARANTE – Centro de Saúde Amarante
Av. Maranhão, 2 – Conjunto Amarante

CENTRO – Centro de Saúde São Gonçalo
R. Tenente Manoel Cavalcante, 328 – Centro

CIDADE DAS FLORES – Unidade Básica de Saúde Cidade das Flores
Rua Flores do Campo, 37 – Cidade das Flores

CIDADE DAS ROSAS – Unidade Básica de Saúde Cidade das Rosas
Rua Sady Dantas Armstrong,S/N – Cidade das Rosas

GOLANDIM – Unidade Básica de Saúde Golandim I
Rua Alberto Maranhão, 22 – Golandim

Unidade Básica de Saúde Golandim II
Rua General Adjer Barreto,S/N – Golandim

GUAJIRU – Unidade Básica de Saúde Guajiru
Av. Maria de fátima magalhães, 54 – Guajiru

JARDIM LOLA – Unidade Básica de Saúde Humaitá
Rua Carlos Gomes,470

Centro de Saúde Jardim Lola
Rua Aurora, 1 – Jardim Lola

Unidade Básica de Saúde Mangueirão
Rua Cristo Rei, 32-A – Jardim Lola

NOVO AMARANTE – Unidade Básica de Saúde Novo Amarante I e II
Rua Bacharel Raimundo Mendes, 10 – Novo Amarante

SANTO ANTÔNIO – Centro de Saúde Santo Antonio
Av. Joaquim Rodrigues da Silva, 108 – Santo Antônio

SERRADA – Unidade Básica de Saúde Serrada
Rua Osvaldo Cruz, 25 – Serrada

SANTO ANTÔNIO – Unidade Básica de Saúde Novo Santo Antônio
Rodovia RN 160, 1001 – Novo Santo Antônio

Unidade Básica de Saúde Novo Santo Antônio II
Rua Francisca Lins Rodrigues, 15 – Parque dos Ipês

Unidade Básica de Saúde Padre Sabino Gentili
Av. vice presidente José Alencar, 423 – Sto Antônio II

OLHO D’ÁGUA DO CARRILHO – Unidade Básica de Saúde Olho D’água do Carrilho
Rua Anizio Moura, 90 – Olho D’água do Carrilho

PADRE JOÃO MARIA – Unidade Básica de Saúde Padre João Maria
Rua São Judas Tadeu, 250 – Pe. João Maria

REGOMOLEIRO – Unidade Básica de Saúde Regomoleiro
Rua Parnamirim , 80 – Regomoleiro

JARDIM PETRÓPOLIS – Unidade Básica de Saúde Jardim Petrópolis
Rua das Grampolas, S/N – Jardim Petrópolis

SANTA TEREZINHA – Unidade Básica de Saúde Loteamentos
Rua Nsa. Sra. de Fátima, 499 – Santa Terezinha

zona rural

BARRO DURO – Unidade Básica de Saúde de Barro Duro
Rua Vereador Edson Coelho da Silva, 480

BELA VISTA – Unidade Básica de Saúde Bela Vista
Rua Geraldo Monteiro, 1 – Bela Vista

GUANDUBA – Unidade Básica de Saúde Guanduba
Rua Severino Siqueira, 13 – Guanduba

IGREJA NOVA – Unidade Básica de Saúde Igreja Nova
Rua vereador Maurício Fernandes,125 – Igreja Nova

MASSARANDUBA – Unidade Básica de Saúde Massaranduba
Rua Maria Tereza de Araújo, 8 – Massaranduba

POÇO DE PEDRA – Unidade Básica de Saúde Poço de Pedra
Travessa São Gonçalo, 167 – Poço de Pedra

RIO DA PRATA – Unidade Básica de Rio da Prata
Rua Rio da Prata, 2 – Rio da Prata

SERRINHA DE CIMA – Unidade Básica de Saúde Serrinha
Rua Principal, 111 – Povoado de Serrinha de Cima

URUAÇU – Unidade Básica de Saúde Uruaçu
Rua Paula Pagani, s/n – Uruaçu

quinta-feira, 16 de maio de 2024


 

 

Guarda Municipal de São Gonçalo do Amarante conclui capacitações em Pilotagem Evasiva, Armamento e Tiro

Guarda Municipal de São Gonçalo do Amarante conclui capacitações em Pilotagem Evasiva, Armamento e Tiro

Prefeitura também realizou entrega de 30 novos coletes à prova de balas A Guarda Municipal de São Gonçalo do Amarante recebeu, nesta quarta-feira 

Prefeitura também realizou entrega de 30 novos coletes à prova de balas

A Guarda Municipal de São Gonçalo do Amarante recebeu, nesta quarta-feira (08), a certificação dos cursos de Pilotagem Evasiva e Armamento e Tiro realizada pelos agentes de segurança. Na cerimônia de entrega dos certificados, os agentes receberam ainda 30 novos coletes à prova de balas, adquiridos pela Prefeitura de São Gonçalo do Amarante.

O curso de Tiro, conduzido pela experiente equipe da Guarda Municipal de Natal, atende aos requisitos obrigatórios para o porte de armas e reforça o compromisso da administração municipal em garantir que os agentes estejam devidamente preparados para enfrentar os desafios da segurança com responsabilidade e profissionalismo.

“Estamos comprometidos em garantir que nossos agentes estejam adequadamente treinados e preparados para proteger nossa comunidade com eficiência e responsabilidade. Todos os guardas foram aprovados nas capacitações e estão devidamente aptos ao porte de armas”, afirmou o Secretário Municipal de Defesa Social, Antônio Peixoto, ao elogiar o desempenho dos guardas municipais durante as provas do curso.

Além do treinamento em armamento, os agentes também passaram por uma capacitação em Pilotagem Evasiva, em colaboração com a ROCAM (Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas) da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, demonstrando o compromisso da Guarda Municipal em adotar abordagens proativas e eficazes para garantir a segurança da população.

Como parte dos esforços contínuos para fortalecer a Guarda Municipal, a gestão do prefeito Eraldo implementou uma série de iniciativas, incluindo a convocação de mais 30 guardas municipais, a aquisição de 2 novas viaturas, o estabelecimento da Patrulha Maria da Penha, a criação de um Plano de Carreira para os membros da Guarda Municipal, entre outras medidas.

Durante a cerimônia de entrega dos certificados, o prefeito do município, Eraldo Paiva, destacou a importância de investir na capacitação dos agentes de segurança: “Nossa administração reconhece que agentes bem treinados são fundamentais para a construção de uma cidade mais segura e tranquila para todos os cidadãos de São Gonçalo do Amarante”.

quarta-feira, 15 de maio de 2024


 

 

Centro de Reabilitação de São Gonçalo, CER III, recebe visita de estudantes de Medicina da UFRN

Centro de Reabilitação de São Gonçalo, CER III, recebe visita de estudantes de Medicina da UFRN

A prefeitura municipal de São Gonçalo do Amarante (RN), por meio da secretaria municipal de Saúde, recebeu na manhã de hoje (7), quatro estudantes do

A prefeitura municipal de São Gonçalo do Amarante (RN), por meio da secretaria municipal de Saúde, recebeu na manhã de hoje (7), quatro estudantes do curso de medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Na ocasião, Marília Valadares, Emmanuely Morana Paiva, Maria Jucinária Sarmento e Erick Medeiros fizeram uma visita técnica às instalações do Centro Especializado em Reabilitação (CER III), localizado no Centro de São Gonçalo do Amarante. Ontem (6) eles visitaram ainda o Centro Municipal de Pediatria e conheceram de perto o funcionamento e instalações da urgência exclusiva infantil da cidade.

A visita dos estudantes de medicina da UFRN aos equipamentos de Saúde de São Gonçalo do Amarante, se deu pela ocasião de atividades exigidas para a disciplina Internato em Saúde Coletiva ofertada no 9º período do curso. Os estudantes estão há 4 semanas em período de estágio nas Unidades de Saúde do Mangueirão e Jardim Lola, ambas localizadas no bairro de Jardim Lola.

O objetivo da visita é de proporcionar compreensão sobre o processo de trabalho e atenção à saúde nos serviços que o Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza à população são-gonçalense. O grupo de estudantes deve cumprir sete semanas de estágio na Saúde do município e caminham para concluir a graduação de seis anos, até o final de 2025.

Alguns deles ainda estão decidindo em qual área da medicina vão se especializar como pediatria, ginecologia e obstetrícia, oftalmologia, otorrinolaringologia. Mas um deles já se decidiu pela psiquiatria infantil, quando perguntado ele logo respondeu: “Eu não escolhi a psiquiatria, foi a psiquiatria quem me escolheu…”. Destacou o futuro especialista, Erick Medeiros que não escondeu a paixão sobre a pediatria.

Na saída, os jovens estudantes aproveitaram ainda para dar uma ‘espiadinha’ (de longe) na construção do novo hospital municipal,(em fase de construção ao lado do CER) e se projetaram com a nova oportunidade de trabalho que em breve surgirá para área da Saúde na cidade.

O CER III de São Gonçalo conta hoje com equipe médica de diversas especialidades e multiprofissionais como psicólogos, fonoaudiólogos, educadores físicos, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais. Louise Araújo, diretora do CER, conduziu roteiro com os estudantes nas instalações do Centro que estava em pleno funcionamento. “Esse importante equipamento de Saúde foi inaugurado recentemente, no dia 1° de abril, e recebe tanto crianças como adultos, que há cerca de três anos aguardavam ansiosamente pelo tratamento.” Destacou a diretora.

Marlizabete França, moradora do bairro Novo Amarante está na quarta sessão de fisioterapia. A cozinheira e passadeira de 55 anos disse que está afastada das funções laborais por complicações de três hérnias de disco constatadas após uma ressonância magnética. “O médico me recomendou repouso, medicamentos e dez sessões de fisioterapia, estou hoje na minha quarta sessão e sinto o alívio das dores. Eu não conseguia nem pentear meus cabelos, precisava de ajuda. Em casa já sinto mais ânimo.” Declarou Marlizabete com os pés mergulhados no turbilhão de termoterapia.

O prefeito de São Gonçalo do Amarante, Eraldo Paiva, disse estar muito satisfeito com o funcionamento do Centro: “Foi nesse prédio que montamos e funcionou o hospital de campanha na pandemia que atravessamos com muita coragem. O prédio já existia e com equipamentos, mas nunca havia sido entregue ao povo. Mas em parceria com o Governo Federal e a dedicação incansável da secretaria municipal de Saúde abrimos as portas de atendimento à população são-gonçalense”, enfatizou o chefe do executivo.

domingo, 12 de maio de 2024


 

 

Ação de Transformação: Lançamento do Projeto “Transformaê” em São Gonçalo do Amarante

Ação de Transformação: Lançamento do Projeto “Transformaê” em São Gonçalo do Amarante

Na tarde desta Terça-feira (7), São Gonçalo do Amarante testemunhou o lançamento do ambicioso Projeto "Transformaê". Sob a liderança visionária do Se

Na tarde desta Terça-feira (7), São Gonçalo do Amarante testemunhou o lançamento do ambicioso Projeto “Transformaê”. Sob a liderança visionária do Secretário de Desenvolvimento e Turismo, Jader Torres, o evento marcou o início de uma jornada significativa rumo ao fortalecimento do empreendedorismo local.

O Projeto “Transformaê” é uma iniciativa inserida no abrangente programa Cidade Empreendedora do Sebrae, realizado em colaboração com a Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Amarante. Destinado a indivíduos em situação de vulnerabilidade social, acompanhados pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), este programa tem como meta primordial estimular, capacitar e fomentar o empreendedorismo entre os habitantes locais.

O foco do projeto recai sobre dois grupos específicos da comunidade: os alunos que concluíram os cursos do Programa de Qualificação Profissional Avança na Vida e os usuários da assistência social que demonstram perfil empreendedor, já engajados em negócios informais. Essa abordagem se alinha perfeitamente com a missão de promover a inclusão produtiva e impulsionar o desenvolvimento econômico sustentável da região.

Em suas palavras inspiradoras durante o lançamento, o Secretário Jader Torres expressou sua convicção na capacidade transformadora do empreendedorismo, enfatizando o potencial de cada indivíduo para criar oportunidades e superar desafios. Ele reiterou o compromisso da administração municipal em fornecer suporte integral aos participantes do Projeto “Transformaê”, assegurando que recebam não apenas capacitação técnica, mas também orientação e incentivo para alcançar seus objetivos empresariais.

Com o lançamento do Projeto “Transformaê”, São Gonçalo do Amarante trilha um caminho promissor rumo à construção de uma comunidade mais resiliente, dinâmica e empreendedora. Este é apenas o começo de uma jornada que promete não apenas transformar vidas, mas também impulsionar o progresso socioeconômico de toda a região.